Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




sábado, 14 de junho de 2014

Verbo avere: conjugação + emprego + treinamento



Verbo avere
Ter, haver

to have;
avoir;
haben;
haber, tener


1. Coniugazione

A nomeclatura italiana do verbo é diferente da portuguesa em alguns casos.
É necessário ter em mente uma primeira diviusão geral: os verbos dividem-se em simples (semplici >> io ho), quando constituídos de uma só forma verbal e compostos (composti), quando formados por um particípio passado do verbo precedido por uma voz do auxiliar (essere ou avere >> io ho avuto).


Indicativo
Mode Indicatif

Presente
Présent
Presente

io ho
j’ai
eu tenho

tu hai
tu as
tu tens

egli ha
il a
ele tem

noi abbiamo
nous avons
nós temos

voi avete
vous avez
vos tendes

essi hanno
ils ont
eles têm

Imperfetto
Imperfait
Pretérito Imperfeito

io avevo
j’avais
eu tinha

tu avevi
tu avais
tu tinhas

egli aveva
il avait
ele tinha

noi avevamo
nous avions
ele tínhamos

voi avevate
vous aviez
vós tínheis

essi avevano
ils avaient
eles tinham


Passato remoto
Passé défini
Pretérito Perfeito

io ebbi
j’eus
eu tive

tu avesti
tu eus
tu este

egli ebbe
il eut
ele teve

noi avemmo
nous eûmes
nós tivemos

voi aveste
vous eûtes
vós tivestes

essi ebbero
ils eurent
eles tiveram


Futuro semplice
Futur
Futuro

io avrò
j’aurai
eu terei

tu avrai
tu aurais
tu terás

egli avrà
il aura
ele terá

noi avremo
nous aurons
nós teremos

voi avrete
vous aurez
vós tereis

essi avranno
ils auront
eles terão

Imperativo
Mode imperatif

Presente
Présent
Presente


abbi tu
aie
tem tu

abbia colui
qu’il
tenha ela/ele/você

abbiamo noi
ayons
tenhamos nós

abbiate voi
ayez
tendes vós

abbiano coloro
qu’ils aient
tenham eles/elas/vocês

Condizionale
Mode conditionnel
Modo condicional

O Condizionale presente corresponde ao futuro do pretérito em português.

Presente
Présent
futuro do pretérito

io avrei
j’aurais
eu teria

tu avresti
tu aurais
tu terias

egli avrebbe
il aurait
ele teria

noi avremmo
nous aurions
nós teríamos

voi avreste
vous auriez
vós teríeis

essi avrebbero
ils auraient
eles teriam


Congiuntivo
Mode subjonctif
Modo subjuntivo

Presente
Présent
Presente

che io abbia
que j’aie
que eu tenha

che tu abbia
que tu aies
que tu tenhas

che egli (ou ch’egli) abbia
qu’il ait
que ele/ela tenha

che noi abbiamo
que nous ayons
que nós tenhamos

che voi abbiate
que vous ayez
que vós tenhais

che essi (ch’essi) abbiano
qu’ils aient
que eles/elas/vocês tenham


Imperfetto
Imparfait
Pretérito Imperfeito

che io avessi
que j’eusse
que eu tivesse

che tu avessi
que tu eusses
que tu tivesses

che egli avesse
qu’il eût
que ele/ela/você tivesse

che noi avessimo
que nous eussions
que nós tivéssemos

che voi aveste
que vous eussiez
que vós tivésseis

che essi avessero
qu’ils eussent
que eles/elas/vocês tivessem

Les temps composés se forment en ajoutant aux temps simples le participe passé avuto (eu).
Os tempos compostos se formam pela adição aos tempos simples do particípio passado avuto (tido).

Infinito
Infinitif

Presente

avere
avoir
ter, haver

Passato

avere avuto
avoir eu
ter tido

Participio
Participle (variable)

Presente

avente
ayant
tendo

Passato

avuto
            eu
tido

Gerundio
Gérondif (invariable)

Presente

avendo
ayant
tendo


Passato

avendo avuto
ayant eu
tendo tido

2. Emprego

Como verbo auxiliar, forma os tempos compostos dos verbos transitivos ativos:

ho amato
amei

avrò amato
amarei

Forma também os tempos compostos de muitos verbos intransitivos:

ho cenato
tenho jantado

ho camminato
tenho caminhado

ho parlato
            tenho falado

Em italiano o verbo auxiliar avere não pode ser substituído pelo verbo tenere (ter), como ocorre no português, pois tenere (to keep, to hold; tenir; halten; tener) tem um sentido mais material.

Ha uma bella casa in campagna.
Ele tem uma bela casa no campo.

Bisognava (to need) tenerlo fermo.
Você precisava mantê-lo parado (calmo, tranquilo).
            >> tradução no Google traidor: Você teve que segurá-lo.


Não existe em italiano a forma impessoal do verbo haver frequênte em português e francês, que é substituída por esserci (ocorrer, existir):

c'è,
existe;

ci sono,
existem, etc.

O verbo avere entra em numerosas locuções

avere da + infinitivo  >> ter que.

avere da fare
ter que fazer

avere da scrivere
ter que escrever

avere in moglie
casar com ela

avere a male
levar a mal

avere dalla mia
ter a meu favor

avere da dire
brigar

averne abbastanza
estar farto

3. Treinamento e pronúncia

Verbo transitivo

Ha una bella casa in campagna.
Ele tem uma bela casa no campo.

La signorina ha bellissimi occhi neri.
A jovem tem lindos olhos negros.

Il mio amico è molto giovani, ha appena vent’anni.
O meu amigo é muito jovem, tem apenas 20 anos.

Vado a letto, ho sonno.
Eu vou para a cama, tenho sono.

Ha la moglie malata.
Ele tem a sua esposa doente.

Questo soldato ha molto coraggio.
Este soldado tem muita coragem.

Non ha colpa nessuno per quello che è successo.
Ele não culpa ninguém pelo que acontece.

Bisogna dargli qualcosa, non ha niente da mangiare.
Você precisa dar-lhe alguma coisa, (pois) ele não tem nada para comer.

Oggi non ho niente da fare.
Hoje eu não tenho nada para fazer.

Ho voglia di fare un viaggio.
Eu quero fazer uma viagem.

Con chi ce l’hai?
Con chi ce l'avete?
Com que você tem? (literal)
O que quê foi? O que aconteceu?

Verbo ausiliare della coniugazione attiva

ho mangiato
Eu tenho comido

avranno detto
terão dito

avresti creduto
terias acreditado

avevate visto
tínheis visto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grammaire italienne